"Pela janela da sala, vê-se ... Dona Luísa fuxicando um par de meias."
(V. Telmo)
(V. Telmo)
O fuxico, é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita, muita paciência.
De origem incerta, não existem registos de onde e nem de quando esta invenção começou. Sabe-se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo e a actividade consiste num reaproveitamento de tecidos.
Segundo algumas fontes pesquisadas recebeu este nome no Brasil. Outros documentos remetem-nos para o período colonial. Esta pratica artesanal era concebida por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, flores, toalhas, tapetes, colchas...
O reaproveitamento das sobras de tecidos que na época eram artigos de luxo aconteciam enquanto as senhoras e as escravas se deleitavam com as suas peculiares conversas, mexericos e fofoquices;) eram criadas verdadeiras obras de arte em peças do vestuário e enxoval.
Um termo essencial neste trabalho é que ele têm um toque único, dando-nos a garantia da exclusividade de cada uma das peças.
Hoje em dia o fuxico é feito sobretudo nas cidades pequenas sendo artesanal, requer tempo e hoje em dia está cada vez mais escasso nas grandes cidades. É no interior do país que se mantém a tradição.Particularmente, nas grandes cidades, ainda se consegue arranjar algum. Espero que gostem!
Sugestão: Se tem um tecido ou uma outra peça com grande valor sentimental que queira ver reaproveitada, numa peça de artesanato exclusiva e só sua, não hesite... contacte-me!!!!!!!!
Gui
Sem comentários:
Enviar um comentário